Cafezal

Inscrições abertas para o Coffee of The Year 2023!

Estão abertas as inscrições para o Coffee of The Year 2023! O concurso tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O COY consiste no recebimento das amostras enviadas pelos produtores, que serão submetidas a um processo de avaliação por uma Comissão de Julgadores formada por especialistas nacionais e comandada pelo professor Leandro Paiva. Do total, serão selecionadas as 180 melhores amostras de cafés, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora, que cumpram os requisitos descritos no regulamento

Essas amostras seguem para a fase final durante a Semana Internacional do Café (SIC), onde serão disponibilizadas para prova e degustação na sala de Cupping&Negócios. As 10 melhores amostras de café arábica e as 5 melhores de café canéfora participarão do voto popular através da degustação às cegas, pelo método filtrado, nas garrafas térmicas distribuídas no espaço Coffee of The Year. A divulgação da ordem dessas amostras finalistas e a premiação acontecem no último dia de feira (10/11). 

Atenção para as regras:

Produtores de café arábica e canéfora devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 170. Importante: Anote o número que aparecerá na tela após a sua inscrição! 

Na sequência será necessário preencher uma ficha on-line (que será recebida através do e-mail), imprimi-la e anexá-la junto a amostra de 5 kg de café, que deve ser enviada para: 

IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO
A/C PROFESSOR LEANDRO PAIVA – NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ
CONCURSO COFFEE OF THE YEAR 2023/ SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
RODOVIA MACHADO PARAGUAÇU KM 03 – BAIRRO SANTO ANTÔNIO
CEP 37750-000 – MACHADO (MG)

Atente-se:

A amostra de café verde inscrita deverá ser da safra corrente (2023/2024), da espécie Coffea arabica ou Coffea canephora.

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos:

  • Via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural);
  • Via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos);
  • Fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de microrganismos. 

Atenção! Serão desclassificados cafés com adição artificial no processo fermentativo que não são microrganismo ou o próprio café, como por exemplo: melado, açúcares, polpas, especiarias, entre outros. 

Para mais informações entre em contato através do e-mail contato@semanainternacionaldocafe.com.br 

Serviço
Semana Internacional do Café 2023
Quando: 8 a 10 de novembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

TEXTO Redação • FOTO NITRO/Semana Internacional do Café

Deixe seu comentário