Café para todo dia! Semelhanças e diferenças entre a Hario v60 e a Melitta
Praticidade, delicadeza e bom resultado na xícara. Hario v60 e Melitta entregam todas as características que a gente procura na hora de preparar o nosso filtrado diário
Engana-se quem acha que café filtrado é tudo igual. Apesar de terem funcionamento parecido, o modelo da japonesa Hario e o conhecido porta-filtro da Melitta se diferenciam em alguns aspectos, como no processo de extração da bebida e nas características na xícara.
Sempre presente nos balcões das cafeterias, a Hario v60 é um equipamento queridinho entre os baristas e coffee lovers, uma vez que é prático, moderno e entrega um café gostoso. Criado em 2011, carrega esse nome por ter o formato de um filtro cônico triangular com vértice de 60 graus.
Já o suporte da Melitta, que marca presença nas casas de norte a sul do País, é mais antigo: foi idealizado em 1908, mas só foi patenteado em 1937. No Brasil, começou a ganhar destaque depois de a empresa alemã se consolidar por aqui, em 1968. Desde então, passou por adaptações em seu design, sem perder a popularidade.
Como funcionam
Se você observar uma v60 internamente, poderá reparar nas linhas verticais levemente espiraladas. São elas que permitem que a água passe pelo pó em um fluxo que acentua o movimento circular, além de afastar o papel do equipamento, o que ajuda no respiro do café. Em sua base, o método em formato de funil apresenta um único e grande orifício, que faz com que a extração não se acumule durante o processo.
O equipamento da Melitta, por outro lado, conta com largas hastes retas nas paredes internas, que, combinadas com o formato em V, facilitam o fluxo da água durante o preparo. Diferente do suporte japonês, o da Melitta apresenta o formato de prisma cônico com base reta. Seu pequeno e único furo faz com que a extração dure um pouco mais de tempo.
Filtros e moagem
Independente de qual suporte você escolher para preparar o seu café, você vai precisar de filtro de papel. A caixinha com filtros da Melitta pode ser achada facilmente em supermercados e lojas on-line, variando os tamanhos de acordo com o seu equipamento (101, 102, 103…). Já o pacote com filtros de papel da v60 pode ser encontrado em cafeterias e e-commerces nos tamanhos v1 e v2.
Dica da Espresso: para que o filtro da v60 encaixe melhor no suporte, dobre-o na costura. Quanto ao da Melitta, por ter duas costuras, na lateral e em sua base, a sugestão é dobrar essas costuras uma para cada lado.
Quanto à moagem dos grãos, é indicada uma granulagem média para ambos os métodos. Como o furo da Melitta é menor, vale atentar para uma moagem não muito fina, por aumentar o tempo de extração e resultar em uma bebida com um pouco de amargor.
Dica da Espresso: se você não tiver moedor em casa, peça à sua cafeteria favorita para moer do jeito adequado ao método que você usa!
Na xícara
Devido ao furo maior em sua base, combinado com as linhas verticais internas, a hario realiza uma extração mais rápida e sem interferências. Seu café costuma ser equilibrado, com uma textura limpa. Já o suporte da Melitta, por concentrar a infusão por mais tempo, resulta em um café também limpo, mas um pouco mais intenso.
Dica da Espresso: o resultado final da sua bebida está diretamente relacionado ao tipo de café que você está usando. Por isso, dê preferência a grãos especiais, torrados por torrefações de confiança.
Sempre com novidades!
Além dos diferentes tamanhos, as marcas inovam em relação aos materiais e às cores. A v60, por exemplo, pode ser encontrada nas opções de acrílico, vidro ou cerâmica, e pode ser transparente, preta, vermelha ou branca. A Melitta, por sua vez, tem uma vasta variedade de cores e é tradicionalmente conhecida por sua versão de acrílico. Recentemente, a marca lançou o porta-filtro de porcelana, que pode ser branco, preto e vermelho, e o suporte com dois furos.
Sugestão de preparo
20 g de café + 280 ml de água + 30 segundos de pré-infusão
Onde encontrar?
Hario v60: cafestore.com.br
Melitta: melitta.com.br
Deixe seu comentário