Barista •
Bicampeão! Boram Um vence o Campeonato Brasileiro de Barista 2022
O Campeonato Brasileiro de Barista 2022 aconteceu entre 24 e 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, evento realizado na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Entre 20 competidores de diferentes regiões do país, o troféu foi para Boram Um, da paulistana Um Coffee Co., que consagrou-se bicampeão na categoria!
Em uma apresentação de no máximo 15 minutos, os participantes tiveram que apresentar aos juízes da competição quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro drinques de assinatura. A análise leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.
A apresentação de Boram teve como foco a percepção sensorial alinhada com a nova tendência de varietais com baixo teor de cafeína. “A [cultivar] Laurina já é muito conhecida no Brasil, tem um potencial sensorial incrível e, na competição, pude apresentar formas sobre como explorar esses cafés que estão vindo com características diferentes, principalmente em relação à cafeína”, comenta.
O bicampeão disputou a final do campeonato com outros cinco baristas: Marcondes Trindade, George Gepp, Vitor Coelho, Hugo Silva e Renan Dantas. Confira abaixo a ordem final:
1º Boram Um – Um Coffee Co. – São Paulo (SP)
2º Hugo Silva – Sabino Torrefação – São Paulo (SP)
3º Vitor Coelho – Manana Cafés – Curitiba (PR)
4º Renan Dantas – Nestlé – São Paulo (SP)
5º George Gepp – SO LO Brewing – Recife (PE)
6º Marcondes Trindade – Acorde 27 Cafés Especiais – Brasília (DF)
Agora, Boram será o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Barista, marcado para acontecer entre os dias 27 e 30 de setembro, na Austrália, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).
A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. No Brasil, a iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Mais informações: www.bsca.com.br
Deixe seu comentário