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Indústria do café se preocupa com a alta do petróleo
As cadeias de fornecimento de café, que já estão sofrendo com a pandemia, e o clima adverso provavelmente irão piorar com a atual alta nos custos do petróleo, sinalizando preços ainda mais altos para uma das bebidas favoritas do mundo.
Essa é a opinião de executivos de café e transporte, incluindo Thomas Hartley, presidente e proprietário da Hartley Transportation, que destaca que o aumento nas despesas com combustível está atingindo o pico à medida que o setor enfrenta uma série de problemas logísticos. Isso inclui custos elevados de transporte, falta de contêineres e de caminhoneiros e outros trabalhadores.
“Vai ficar mais doloroso com o aumento dos custos de energia”, disse Hartley durante um evento virtual organizado pela National Coffee Association.
Embora os problemas nas cadeias de suprimentos tenham poupado poucas indústrias em todo o mundo, o café e algumas outras culturas foram especialmente atingidos. Isso porque o aumento das despesas de transporte agrava o impacto sobre os preços. Os contratos futuros de café arábica subiram 76% no ano passado e ficaram entre os melhores desempenhos no Bloomberg Commodity Index.
Janet Colley Morse, vice-presidente do Dupuy Group, uma empresa de armazenamento, diz que sua empresa está tendo problemas para contratar carregadores e pessoal administrativo, e os desafios podem variar de porto para porto. A falta de caminhões para entrar nos portos para pegar contêineres resultou em atrasos de até quatro semanas, o que afeta toda a cadeia de suprimentos, explicou John DeMuria, trader da Volcafe, durante uma sessão de perguntas e respostas no evento.
O café é uma das commodities mais negociadas, e o Brasil registrou uma demanda recorde por pedidos, disse Luca Scamardella, gerente de comércio de importação da Mediterranean Shipping Company. As empresas estão tentando modificar a capacidade e ajustar os horários, e alguns negócios foram desviados de portos especialmente congestionados, como Long Beach, na Califórnia, para locais com menos backup em outras cidades.
Ainda assim, a logística do comércio de café permanece “caótica”, disse Hartley, da Hartley Transportation. “Nossos fornecedores são extremamente desafiados com demanda extra desde o verão de 2020, um ponto de virada da baixa da pandemia”, disse Scamardella, da Mediterranean Shipping.
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