Mercado

Semana Internacional do Café reúne diferentes marcas em evento presencial e digital

A Semana Internacional do Café começou nesta quarta (10). Nesta primeira edição pós-pandemia, a programação ganhou um tom ainda mais estratégico, inclinado para questões de inovação, sustentabilidade e consumo que devem moldar os próximos passos da indústria.

Com o tema “Retomar, Reencontrar, Reconectar”, a SIC marca, de forma assertiva, o momento de mercado. É hora de unir a cadeia e acelerar negócios, mas, principalmente, de apostar no café como elemento agregador. Tanto que a palestra magna será da atriz Denise Fraga, conhecida por inúmeros papéis memoráveis no teatro, cinema e televisão, garantindo um início de evento emocional, reflexivo, mas de muita positividade.

“O mundo mudou e a forma de consumir também. Isso, claro, trouxe impactos para toda a cadeia, incluindo produção, formas de vender, os modelos das cafeterias no pós-pandemia e até os valores que as pessoas consideram na hora de escolher um produto. É urgente falar de tudo isso”, explica Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

Empreendedorismo

Priscilla Lins, gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas, que também faz parte da organização da SIC, reforça como o momento desafiador fez com que o mercado encontrasse novos caminhos. “Os produtores não pararam e empreenderam como nunca. Interpretaram os desejos dos consumidores, cada dia mais exigentes, e responderam à altura com cafés excepcionais carregados de histórias e significados, apesar da Covid, da seca e da geada. Os pequenos torrefadores tiveram que se reinventar nas redes sociais e no comércio eletrônico. Já para as cafeterias, criatividade e coragem não faltaram e quem tinha controle de gestão conseguiu fazer a diferença”, disse.

Na programação, diversos workshops, apresentações e atrações abordam temas sobre empreender neste novo cenário. A Cafeteria Modelo, repleta de conceitos e tendências para os estabelecimentos, o Espaço Village, área dedicada aos micro e pequenos produtores, e o próprio estande do Sebrae Minas, com uma programação intensa que inclui oficinas de habilidades sensoriais de torra, são alguns exemplos.

Origem Controlada e Sustentabilidade

Um dos pontos mais aguardados da programação da SIC é a realização da terceira edição do Minas Coffee Origins. O evento tem como objetivo debater o conceito de origem controlada. “O Sebrae Minas segue reforçando as tendências globais de sustentabilidade real, transparência radical e impacto verificável. As novas gerações, mais informadas, têm demandado modelos de produção que realmente seguem estas linhas”, completou Priscilla. O Minas Coffee Origins faz parte do Fórum da Cafeicultura Sustentável, que ainda discutirá os temas: “como o ESG impacta a minha agricultura” e “alternativas para a cafeicultura moderna”.

Inovação e tendências

A edição 2021 da SIC conta com mais de 60 expositores. Confira o que algumas marcas estão apresentando no evento:

Ball Corporation: líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a empresa participou do painel “A tendência do café em lata: praticidade, sabor e sustentabilidade” e destacou o novo formato em cenário onde o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo e a taxa de reciclagem de alumínio no país é de 97%. Saiba mais aqui.

Café Guanabara: apresenta uma ampla linha de produtos e serviços de torra e moagem. Com torrefação localizada no Sul de Minas, conta com estrutura especializada para atendimento dos mais exigentes mercados consumidores de cafés do mundo. Saiba mais aqui.

ICL América do Sul: a empresa busca soluções sustentáveis e inovadoras que otimizem a produção agrícola por meio da nutrição e fisiologia de plantas. Apresenta na SIC a florada do café, tecnologia que traz incremento de 8,8% em produtividade. Saiba mais aqui.

LA Finca Brasil: apresenta o portfólio de cafés especiais produzidos em fazenda localizada na região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, com altitude entre 980 m e 1080 m. Saiba mais aqui.

Yara: destaca o trabalho dos cafeicultores de todo o Brasil através do concurso “NossoCafé”, marcado para o dia 11 e criado para promover a produção nacional de cafés de qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Saiba mais aqui.

Formato híbrido

No ano passado, a SIC aconteceu de forma 100% digital por conta das regras de distanciamento da pandemia. Já a edição deste ano é híbrida, com programação presencial e on-line. No pavilhão do Expominas, os visitantes poderão vivenciar a jornada de atualização com diversas atrações e experiências interativas, enquanto quem optar por acompanhar a distância terá acesso a várias sessões transmitidas direto da feira.

“O digital traz muitas possibilidades, mas o formato presencial traz interação, algo mais direto, pois o café aproxima as pessoas. As oportunidades de adquirir conhecimento surgem de todas as partes, além do grande networking”, diz Ana Valentini, Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

“O ano de 2021 foi desafiador para a cafeicultura, mas o mercado reagiu com preços recordes de café no mercado físico e futuro. Outro ponto que merece destaque neste período é a qualidade, que é a grande vertente da SIC”, finaliza José Roberto Simões, Presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob e 3Corações Rituais, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), ou na plataforma digital
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

TEXTO Redação • FOTO Veronica Manevy

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