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Sem sair de casa: Pandemia acelera movimento de compras via e-commerce no Brasil

A radical mudança em nossa rotina aderida com a chegada da Covid-19 nos obrigou a adotar o isolamento social como medida de prevenção, deixando parte da população em casa. No entanto, mesmo com essa restrição, o desejo das pessoas de consumir e comprar on-line cresceu e mostrou a necessidade de manter o abastecimento da sociedade. Isso alavancou o e-commerce brasileiro e intensificou o setor de transporte de cargas e logística no País.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, uma das principais fontes que trabalham com o mercado digital, houve um aumento de 68% nas vendas em comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total de varejo, que passou de 5% no final de 2019, para um patamar acima de 10% em alguns meses do ano passado. E não só isso: em 2020, mais de sete milhões de brasileiros efetuaram a sua primeira compra on-line.

O e-commerce já se consolidou como uma alternativa viável para compra de produtos e serviços, oferecendo aos seus usuários maior qualidade de vida e agilidade. Essa alternativa também pôde ser vista nos consumidores e nas marcas de cafés especiais, que durante a pandemia tiveram que readaptar seus hábitos para continuar consumindo e comercializando o produto. Muitas cafeterias, torrefações e até mesmo fazendas passaram a vender seus grãos de maneira on-line, enquanto que os e-commerces já existentes no setor, como a Café Store, registraram um aumento na demanda de pedidos.

Contudo, Luiz também alerta aos pontos negativos que podem ocorrer. “Como tudo na vida, penso que o e-commerce também apresenta alguns pontos negativos. Segundo especialistas, o maior deles está relacionado a possíveis fraudes durante compras on-line, como sites falsos, clonagem de cartões de crédito, invasões de contas bancárias e de e-mail e até mesmo envio de produtos falsificados”, comenta.

Cuidado e atenção precisam ser redobrados nesses momentos. Ao comprar um produto, é imprescindível que seja verificada sua avaliação, a reputação da loja, os métodos de segurança aplicados durante a compra e, inclusive, equivalência de preços, pois mercadoria com grande diferença de valores em relação ao mercado é de se desconfiar.

TEXTO Redação • FOTO Christin Hume

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