Mercado

Starbucks anuncia novos programas sustentáveis no Japão para reduzir impacto ambiental

Como parte do compromisso global da Starbucks de reduzir o impacto ambiental em 50% até 2030, a Starbucks Coffee Japan lançará três estratégias circulares para reduzir sua pegada de resíduos e impactar positivamente as comunidades locais.

Essas iniciativas incluem o lançamento de um novo menu que usa ingredientes de origem local, a introdução de um programa de reciclagem de borras de café e copos, e a implementação de um programa de compartilhamento de copos.

“Estabelecemos metas ambiciosas para nos tornarmos uma empresa com recursos positivos. Continuamos a explorar maneiras inovadoras de reunir nossos parceiros e comunidades em torno do desejo comum para proteger o planeta”, afirmou John Culver, presidente da Starbucks, International, Channel Development and Global Coffee, Tea & Cocoa.

Os novos itens do menu incluem uma barra de creme Matcha, um embrulho de salada de frango com vegetais e um bolo de cenoura inteiro, que serão produzidos por meio do programa Starbucks Coffee Grounds Recycling Loop.

A Starbucks Coffee Japan tem reciclado suas borras de café de suas lojas Kanto e Kansai por meio de agricultores japoneses desde 2014. Esses fazendeiros usam as borras para compostagem agrícola e alimentação de animais, resultando na produção de vegetais, chá verde e leite que é usado em produtos da rede.

As cenouras cultivadas localmente e o chá verde de fósforo agora serão usados ​​nesses novos produtos do menu que estarão disponíveis em todo o Japão. “O lançamento de um novo menu é outra maneira de dar aos nossos clientes no Japão mais opções para desfrutar de ingredientes de menor impacto e de origem local como parte de sua experiência Starbucks”, diz Culver.

A Starbucks Coffee Japan afirma que continuará investindo e progredindo no programa de borra de café como parte de sua meta contínua de envolver seus clientes e comunidades de maneira positiva em termos de recursos. Isso inclui trabalhar com os agricultores da marca para criar processos agrícolas sustentáveis ​​e oferecer aos clientes refeições de baixo impacto de origem local.

De acordo com a Starbucks, os grãos de café são a principal fonte de resíduos nas lojas japonesas. O programa Coffee Grounds Recycling Loop fornece borra de café a 28 produtores participantes e é usada para desenvolver móveis de loja, como instalações de arte e bandejas. Por meio desse programa, a empresa estima que será capaz de reduzir o desperdício de café moído em 50%.

“Desde que abrimos nossas portas para os clientes há 25 anos, crescemos nossos negócios no Japão de forma responsável, agora operando mais de 1.600 lojas com 40 mil parceiros orgulhosamente vestindo o avental verde todos os dias”, disse Takafumi Minaguchi, CEO da Starbucks Coffee Japan. “Enquanto trabalhamos para criar um futuro mais positivo para o planeta e para as pessoas, temos orgulho de ter criado uma série de iniciativas que ajudarão a criar uma cultura de reutilização, ao mesmo tempo em que proporcionam novas oportunidades de retribuir aos nossos agricultores e aos bairros que servem”, completou.

Na região mais ampla da Ásia-Pacífico, a Starbucks também mantém outro programa de reciclagem de borras de café com fazendeiros sul-coreanos. Desde 2015, esses agricultores têm produzido uma variedade de embalagens de alimentos que são vendidos na Starbucks em toda a Coreia do Sul.

A empresa também gerencia o programa Grounds for Your Garden, que fornece aos clientes em todo o mundo borra de café usada de lojas Starbucks que podem ser utilizadas como fertilizante de jardim.

A Starbucks Coffee Japan também lançará um novo programa de coleta e reciclagem de copos. Deste modo, copos antigos coletados de clientes serão reciclados para criar novos itens de mercadoria, disponíveis para compra a partir de 2022.

Um programa de compartilhamento de copos reutilizável será introduzido para lojas selecionadas no distrito de Marunouchi, em Tóquio. Os clientes receberão sua bebida em um copo reutilizável e podem devolvê-lo nas lojas participantes. Esses copos serão coletados, lavados e higienizados por empresas terceirizadas. Por meio desse programa, a rede visa criar uma cultura de reutilização em movimento, oferecendo ao cliente uma opção conveniente que reduz o uso de copos descartáveis.

Uma nova loja Starbucks também está programada para abrir em Kokyo (Palácio Imperial) Gaien Wadakura Fountain Park Store, em Tóquio, ainda este ano. Como parte da exploração do design de loja sustentável da Starbucks, ela será construída com materiais de menor impacto e usada como um teste para outras iniciativas da Starbucks no Japão.

No futuro, a Starbucks Coffee Japan pretende fazer a transição de todas as 350 lojas independentes operadas por empresas para 100% de energia renovável com uma meta maior de abrir 2 mil lojas em todo o país até o final de 2024. Com a rede no país japonês abrindo 100 novas lojas todos os anos, a empresa afirma que busca aumentar as oportunidades para seus funcionários, contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades locais por meio de carreiras personalizadas.

“Continuaremos a oferecer uma experiência Starbucks incomparável, ao mesmo tempo em que enfrentamos desafios que beneficiam nosso pessoal e comunidades em todo o Japão”, comentou Minaguchi.

A Starbucks foi inaugurada no Japão em 1996 e agora tem mais de 1.600 lojas em todo o país. Com o terceiro maior mercado globalmente, em 2021 a Starbucks Japan comemora seu 25º aniversário.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin • FOTO Sorin Sirbu

Deixe seu comentário