Café & Preparos

Museu do Café organiza exposição temporária sobre presença feminina na história da bebida

O Museu do Café, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura neste mês a exposição “O Feminino no Café, 1870-1930”. O lançamento será feito no dia 22 de julho, às 17h, através de live no Instagram. Presencialmente, a exposição poderá ser visitada a partir do dia 23 de julho.

Para desenvolver o debate, o Museu do Café formou um grupo de estudos reunindo mulheres de vários setores da instituição (coordenação técnica, educativo e acervos museológico, arquivístico e bibliográfico). A equipe se dedicou a explorar diversas obras de história do Brasil, do café, das artes, da moda, de gênero e outras áreas que pudessem agregar ao tema. Essa foi a semente que resultou na consolidação da mostra.

A partir desse trabalho, percebeu-se, por exemplo, que a presença feminina ficava oculta sob a imagem dos “barões”, comissários, ou até mesmo de homens trabalhadores. Geralmente, eram atribuídos papéis coadjuvantes, aparecendo superficialmente nesse universo masculino, muitas vezes imbuídas de idealizações e estereótipos. Mas, nas últimas décadas, pesquisas resgataram e problematizaram a participação feminina na cadeia produtiva do grão, e de mulheres que, com o dinheiro do café, atuaram nos campos da cultura e da política.

A exposição trará objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas, organizados nos perfis: escravizadas, colonas, fazendeiras, artistas e patronesses, sem esquecer que, dentro desses núcleos, existe uma diversidade de condições econômicas e sociais, motivações e atuações.

Serviço
Museu do Café
Onde: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos (SP)
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h (bilheteria encerra às 16h)
Grátis aos sábados
Mais informações: museudocafe.org.br

TEXTO Redação • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário