Mercado

Etiópia busca aumentar exportação de café para a China

De acordo com autoridades, a Etiópia deseja ter o envolvimento da China no setor cafeeiro para aumentar a agregação de valor, já que o país da África Oriental busca aumentar suas receitas de exportação de café.

Adugna Debela, diretor-geral da Autoridade de Café e Chá da Etiópia, disse à Xinhua, em uma entrevista recente, que, como parte dos esforços em andamento, o país lançou uma iniciativa para atrair investidores chineses para se juntarem aos torrefadores de café locais para agregar valor e aumentar diretamente exportação de café para a China.

Segundo Debela, a Etiópia, que atualmente está trabalhando para penetrar no mercado de café asiático, promoveu a recém-desenvolvida Marca Nacional de Café da Etiópia para o mercado chinês durante uma exposição realizada na China.

A exportação do grão é frequentemente referida como a espinha dorsal da economia da Etiópia, na qual os principais destinos de exportação de café tradicionais do país eram Japão, Alemanha, Bélgica e Arábia Saudita.

“O mercado asiático é muito bom e oportuno para expandir e vender café, principalmente a China e a Coreia do Sul”, disse Debela. “Já convidamos investidores chineses para trabalhar em joint-venture com nossos torrefadores de café aqui na Etiópia. Um café de valor agregado pode ser exportado diretamente para a China”, acrescentou.

Apesar do impacto da pandemia de Covid-19 no andamento da promoção do café especial da Etiópia na China, o diretor-geral enfatizou a forte intenção do país de impulsionar tanto o envolvimento chinês no setor quanto a exportação de café etíope para a China.

“Há um ambiente muito favorável agora na Etiópia, particularmente para investir no café. Então é hora deles (investidores chineses) virem e investirem”, disse. De acordo com Debela, a nova política de café da Etiópia, com benefícios e incentivos detalhados, criou um ambiente propício para torrefadores de café no país.

A Etiópia, que é conhecida como a origem do café arábica, é reconhecida mundialmente por sua rica qualidade e sabor do café, tornando as variedades do país procuradas em todo o mundo.

Embora o volume de exportação de café da Etiópia tenha caído este ano, as medidas de qualidade permitiram um aumento significativo no preço do café etíope, que aumentou do valor anterior de 3.700 dólares americanos por tonelada para 3.900-4.000 dólares por tonelada, de acordo com dados da Autoridade Etíope do Café e do Chá. No ano passado, o país garantiu 854,21 milhões de dólares americanos com a exportação do grão.

TEXTO As informações são do Global Times / Tradução Juliana Santin • FOTO Café Editora

Deixe seu comentário