Cafezal •
3ª edição do Fórum Mundial de Produtores de Café acontece em julho
No dia 15 de julho acontece a 3ª edição do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF, em inglês), que tem como objetivo a criação de Planos Nacionais de Sustentabilidade do setor cafeeiro. O evento, que será virtual por conta da pandemia de Covid-19, reunirá diversas autoridades de vários países desta vez em Ruanda, na África. O Fórum acontece a cada dois anos e já contemplou a Colômbia e o Brasil.
A segunda edição aconteceu em 2019, em Campinas (SP), e foi organizada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). A cada edição são esperados representantes dos produtores rurais, indústrias, governos, agências multilaterais e ONGs de mais de 40 países.
“O Fórum surgiu da constante preocupação, observada nos últimos anos, da falta de renda, de bem-estar e de prosperidade aos cafeicultores e suas famílias, que ficam com pequena fatia dos bilhões de dólares movimentados anualmente na cadeia cafeeira. Como continuidade dos trabalhos das duas edições anteriores, no evento virtual do próximo mês, buscaremos a definição sobre o conceito de prosperidade para produtores de café e quais ações e cooperações internacionais são necessárias para, de fato, se alcançá-la”, explicou Vanusia Nogueira, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e representante do Brasil no comitê internacional do WCPF.
Já para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o Fórum é uma excelente oportunidade para reunir e debater mundialmente sobre o futuro do setor cafeeiro. “Precisamos pensar nas gerações de cafeicultores futuras, em tornar a produção de café cada vez mais sustentável, com garantia de renda digna aos produtores”, ressaltou.
O Fórum deste ano irá abordar a prosperidade dos cafeicultores e a sustentabilidade da cadeia de valor mundial do café. O objetivo do evento é analisar e desenvolver uma agenda ambiciosa rumo à verdadeira prosperidade da produção de café, que permite que cada geração de produtores tenha as condições de vida melhores que a geração anterior.
Será dividido em duas partes: a primeira, que acontecerá em julho deste ano, virtualmente, servirá de base para a consolidação do conceito de prosperidade dos cafeicultores e a cooperação internacional necessária para alcançá-la. A segunda parte será presencial na cidade de Kigali, Ruanda, em julho de 2022, e terá como foco a apresentação das diretrizes dos Planos Nacionais de Sustentabilidade da Produção de Café que visam ajudar os países produtores a desenvolver tais planos. Um percurso virtual por terrenos cafeeiros na Ruanda trará aos participantes do evento a oportunidade de explorar e descobrir diferentes modelos de cafezais.
O 3º Fórum Mundial de Produtores de Café contará com a participação da Ministra de Agricultura da Ruanda, Dra. Gerardine Mukeshimana, do ex Primeiro Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, do ex-presidente da Costa Rica, José María Figueres, do Banco Mundial, entre outras autoridades. O evento será gratuito e terá tradução em inglês, espanhol, francês e português. Para se inscrever, acesse o link.
Deixe seu comentário