Daniele Alkmin: “Entendi a dor do produtor de ter um café de excelente qualidade e não ter acesso ao mercado”
Sou a quinta geração trabalhando com cafés. Formei em administração de empresas, fiz pós-graduação na FGV-SP e intercâmbio em Brighton (Reino Unido). Assim que me formei, trabalhei no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e na sequência trabalhei por 10 anos na construção civil.
Em 2015 meu pai, Carlos Henrique Moreira Carvalho, me convidou para trabalhar com ele uma vez por semana para entender os negócios da nossa família. Foram dias maravilhosos ao lado dele indo para a fazenda de café.
Em 2016 fomos à feira SCA em Atlanta, nos Estados Unidos. Nessa feira conheci o universo dos cafés especiais e me apaixonei. Voltando, entendi a dor do produtor de ter um café de excelente qualidade e não ter acesso ao mercado que pague bem por esse produto. Percebi também a necessidade de me especializar.
Fiz Q-Grader na BSCA para saber o que produzimos e como direcionar os nossos lotes no mercado. Virei coffee lover, fiz diversos cursos. Em 2016 iniciamos os trabalhos de exportação e enviamos microlotes para o Canadá. Um ano depois, exportamos para os Estados Unidos e, em 2018, para a Austrália.
Em 2019 criamos a Agrorigem – The Coffee ID – uma startup incubada no Inatel com o objetivo de trazer inovação na comercialização de café especial. Atualmente sou CEO e co-fundadora desta plataforma digital multilateral com novas oportunidades de venda de café especial para o produtor. Faço parte de um grupo maravilhoso de Mulheres Empreendedoras do Café aqui em Santa Rita do Sapucaí. Somos unidas, nos impulsionamos e estamos animadíssimas na organização do nosso evento para a edição 2022.
Daniele Alkmin Carvalho Mohallem, produtora e exportadora – Santa Rita do Sapucaí (MG) @dani_alkmin @agrorigem
Deixe seu comentário