A arte de reutilizar coadores de papel
Quando optamos por fazer café coado, descartamos os filtros de papel após a extração, mas há pessoas que acharam um jeito de reutilizá-los, transformando-os em arte. É o caso do Sidnei Robinson de Oliveira, morador de Mogi das Cruzes (SP) que descobriu, nos quadros feitos de coadores, um hobby.
De acordo com ele, tudo começa com a ajuda de vizinhos e amigos que diariamente fazem café e cedem ao artista os filtros usados. O material é exposto ao sol para secar e evitar a proliferação de fungos, e depois passa por uma nova limpeza para a retirada dos resquícios de pó de café. “Tendo em mente a medida do quadro que vou fazer, seleciono a quantidade aproximada de filtros a ser usados. A etapa de criação é uma incógnita. Por muitas vezes tenho tudo em mente e no decorrer do processo tomo outros caminhos”, conta.
Em algumas criações, Sidnei chega a usar até 3 mil filtros de papel. Depois de pronta, a tela é submetida a três camadas de cola branca. É o brilho da cola que revela os desenhos formados pelo café! “Percebi que essas telas agregam valores como reciclagem, sustentabilidade, inclusão social e ajuda na renda familiar”, explica o artista, que é cadeirante. Aos interessados, é possível realizar encomendas pelo Instagram.
Mais informações: instagram.com/robiney31
Deixe seu comentário