Mercado

Nestlé e JDE lançam programa de reciclagem de cápsulas de café no Reino Unido

Os dois maiores players da indústria de café do Reino Unido, Nestlé e Jacobs Douwe Egberts (JDE) UK, uniram forças para criar o Podback, um programa de reciclagem de cápsulas de café. O lançamento é uma colaboração intersetorial que busca fornecer, aos consumidores do Reino Unido, várias maneiras fáceis para reciclarem os resíduos.

Com lançamento no início de 2021, o esquema cobrirá inicialmente marcas como Nespresso, Nescafé Dolce Gusto e Tassimo – representando uma grande parte do mercado do Reino Unido. A ambição da Podback é expandir o programa para incluir todas as marcas de café que usam cápsulas de plástico ou alumínio no Reino Unido.

Foto: Jisu Han

“Como co-fundadores do projeto, bem como pioneiros do sistema de café porcionado com resíduos mínimos, estamos entusiasmados em desenvolver nossos fortes serviços de reciclagem já existentes. Nossa ambição é criar uma solução de reciclagem ponta a ponta poderosa, disponível para todos, e o Podback demonstra nosso compromisso em atingir esse objetivo importante”, disse Guillaume Chesneau, diretor-executivo da Nespresso no Reino Unido e Irlanda, e diretor do Conselho de Podback. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com fabricantes, varejistas e autoridades locais, convocando-os para se juntar a nós e garantir que o esquema tenha o máximo impacto”, completou.

A mudança ocorre no momento em que novas pesquisas revelam confusão entre os consumidores, com mais de um terço (35%) dos consumidores de café em cápsulas desconhecendo que os cápsulas podem ser reciclados, e nove em cada 10 declarando que gostariam de reciclar suas cápsulas através de sua reciclagem doméstica habitual.

“Estamos orgulhosos de ser um dos fundadores do Podback no Reino Unido, trabalhando para garantir que cada café apreciado seja facilmente reciclado”, afirmou Toby Bevans, diretor de Marketing da JDE Reino Unido e Irlanda, e diretor da Podback. “Junto com a Nestlé, pedimos a todo o setor que coloque as rivalidades comerciais de lado e colabore, trabalhando em conjunto com outras marcas e varejistas para tornar o mais fácil possível para nossos consumidores a reciclagem de seus produtos”, disse.

O Podback expandirá as opções de reciclagem de cápsulas de café de três maneiras:

– Collect +: os consumidores poderão levar suas cápsulas de café usadas ao ponto Collect + mais próximo, entregue pelo Yodel. Existem mais de 6.500 pontos de entrega em lojas locais em todo o Reino Unido, abertas sete dias por semana.

– Coleta Kerbside: em um esforço para tornar a reciclagem mais fácil para os consumidores, as cápsulas de café serão coletadas juntamente com o lixo doméstico comum e o reciclável. Isso não foi possível anteriormente dentro da infraestrutura de resíduos do Reino Unido. Exeter City Council, Cheltenham Borough Council e South Derbyshire District Council estão em negociações avançadas com o Podback para se tornarem os primeiros parceiros confirmados, o que significa que, desde o lançamento, mais de 330 mil residentes que vivem nestas áreas poderão ter as suas cápsulas recolhidas juntamente com o lixo doméstico. O Podback está em discussões com várias outras autoridades locais para ter coleções operacionais no lançamento, com planos ambiciosos de expansão em todo o Reino Unido.

– Varejista ‘entrega em casa’: o Podback está em discussões contínuas com os varejistas para facilitar uma opção de entrega em casa, o que significa que os consumidores podem ter suas cápsulas de café usadas coletadas para reciclagem quando tiverem seus mantimentos entregues. Embora a opção seja improvável estar pronta para o lançamento, os parceiros do Podback estão trabalhando muito para torná-la realidade o mais rápido possível.

“Estamos satisfeitos por trabalhar com o Podback, como um dos primeiros parceiros locais do esquema, para oferecer aos nossos residentes uma maneira simples de reciclar as cápsulas de café de suas casas, principalmente agora que muitos de nós estamos trabalhando mais em casa”, disse o conselheiro Chris Coleman, Membro do Gabinete Ambiente Limpo e Verde, Cheltenham Borough Council. “A reciclagem é uma das etapas mais fáceis que todos podemos tomar para proteger o meio ambiente e estamos ansiosos para apresentar esse esquema aos nossos residentes no início do próximo ano”, afirmou.

As cápsulas coletadas serão levadas aos reprocessadores no Reino Unido para façam a separação da embalagem e do café. “Há poder na colaboração e sabemos que, ao unir forças, podemos ter uma influência ainda maior sobre a taxa de reciclagem das cápsulas”, afirma Richard Howatson, Gerente da Unidade de Negócios, Nescafé Dolce Gusto e Starbucks at Home. “Ao longo dos próximos meses, trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades locais e outros parceiros para tornar isso uma realidade por meio do Podback – o que significa que os consumidores de café terão uma forma simples e eficaz de reciclar suas cápsulas, seja qual for a marca que escolherem”, completou.

TEXTO As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Deixe seu comentário