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Conheça as embalagens selecionadas da Espresso Design 2020
Já votou na sua favorita?
Nesta 4ª edição da Espresso Design recebemos inscrições de marcas de todo o Brasil! Após a avaliação da nossa equipe e de profissionais do design e do mercado de cafés, chegamos às 20 embalagens finalistas. Agora é com você!
Confira abaixo os detalhes e as descrições de cada uma. Ao final, disponibilizamos o link onde está acontecendo a votação. Nele, basta selecionar a foto da sua favorita e registrar o seu voto!
A disputa estará aberta até às 23h59 do dia 25 de novembro. Na sexta-feira (27) divulgaremos o resultado nas nossas redes sociais!
Baden Torrefação de Cafés – “Figuras” do Café
A ideia é que os consumidores pudessem receber uma embalagem diferente, completando a coleção de desenhos. As cores e os traços das ilustrações foram pensados para corroborar com a percepção de acessibilidade do público para a compra de cafés especiais.
Design por Dai Dietzmann | Instagram @badentorrefacao
Basalto Cafés – Lançamento Basalto Cafés
Pintadas à mão, foi utilizado spray de tinta em gotículas que fazem referência à arte expressionista abstrata. A marca também desenvolveu moldes no formato da pedra para criar espaços vazios na estampa, fazendo referência ao Basalto e ao neoconcretismo.
Design por Alexandre Fontes, do Studio Kultra | Instagram @basaltocafes
Blum’s Kaffee Cafés Especiais – Campeão Coffee of the Year 2019
A marca foi até a fábrica de latas Meister, em Joinville, para escolher uma embalagem diferenciada para o lote premiado. A cor dourada teve o intuito de destaca-la quanto exposta. O adesivo transparente foi desenvolvido com a ideia de parecer impresso na tampa.
Design por Blum’s Kaffee e Gilberto Zappa | Instagram @blumskaffee
Boom – Café para Criativos
Focados no público consumidor que trabalha com design e publicidade, os cafés receberam nomes de expressões utilizadas no dia a dia das áreas. Teve como objetivo ser minimalistas e criativo. O preto e branco permite que o cliente faça intervenções na embalagem.
Design por Boom Design Criativo | Instagram @cafeparacriativos
Café du Coin – Vamos juntos ajudar a salvar o Pantanal e a Mata Atlântica?
A embalagem preta representa o luto pela situação atual dos biomas brasileiros. Em cada uma delas, há uma tag com informações e ilustrações dos animais que estão em perigo no Pantanal e na Mata Atlântica. As cores usadas nos desenhos fazem parte da paleta de cores da marca.
Design por Gabriela Venturi Spisla | Instagram @cafeducoin
Café Jetiboca – Especial na Lata
A tipografia foi escolhida por representar o café artesanal e único de Minas Gerais. O selo, inspirado na filatelia antiga brasileira, foi impresso na técnica offset antiga, onde se imprime uma cor por vez, e colado com gomeiro de vidro e goma arábica, como antigamente.
Design por Rafael Quick, do Café Jetiboca | Instagram @cafejetiboca
Coffee&Joy – Somos Muitos
O conceito busca mostrar que o café conecta as pessoas. Os diversos pontos do pattern representam um encontro abstrato entre produtores, torrefadores e entusiastas do café. As frases traduzem o significado da bebida, homenageiam os clientes e fazem reflexões.
Design por Agência Quincas | Instagram @coffee_and_joy
Colheita das Alegrias – Safra 2020
A embalagem busca levar ao consumidor um pouco da “baianidade” da marca, do calor humano, da afetividade e do aconchego. A inspiração para as cores surgiu no Movimento Tropicália e nos tons do primeiro álbum solo do cantor Caetano Veloso, lançado em 1968.
Design por Agência 2da | Instagram @colheitadasalegrias
Dude Coffee Company – More Art
O principal objetivo da coleção é incentivar cada vez mais a arte, o design e a criatividade no mercado de cafés. As caixinhas foram criadas para apresentar o trabalho dos profissionais da área artística, que são representados individualmente em cada edição.
Design por Dude Coffee Company, Bicicleta sem Freio e Cristiano Suarez | Instagram @dudecoffeecompany
Dude Coffee Company – Magical Coffee
A série é sobre uma fazenda mágica, cheia de animais e grãos fantásticos. A ideia da marca foi brincar com algumas lendas e conectá-las ao mundo dos cafés especiais. A composição do design tem como referência os desenhos dos anos 80.
Design por Dude Coffee Company | Instagram @dudecoffeecompany
Grassy Caffè – Coleção Premiados do Cerrado
Por conter cafés premiados cultivados no Cerrado Mineiro, a marca buscou representar a origem produtora através das ilustrações dos personagens, criadas levando em consideração as características da região.
Design por Grassy Caffè | Instagram @grassycaffe
Jacket Café – Jacket Café 2020
O objetivo foi comunicar ao consumidor, de forma simples e lúdica, as notas do café de acordo com a paleta de cores do mundo da moda. Essa estética faz parte do branding da marca, que expõe, na cafeteria, as embalagens presas em cabides, assim como as lojas de roupas.
Design por Agência Domo | Instagram @jacketcafe
Mono Cafés Especiais – Colagens – Por Esgurmaria
A marca buscou fugir do padrão tradicional das embalagens disponíveis no mercado. As cores, elementos e adesivos (colagens) contidos no design remetem às notas sensoriais de cada café. A ideia também foi utilizar o menos plástico possível na composição da criação.
Design por Mono Cafés Especiais e Gabriela Camerotti | Instagram @monocafes
Ovelha Negra Torra & Cafés – Safra 21
Teve como objetivo se diferenciar das demais embalagens e atrair o público mais jovem ao mundo dos cafés especiais. O design foi pensado como uma espécie de encantamento mágico para atrair olhares e estimular a reverberação nas redes sociais.
Design por Bruno Motta, do Ovelha Negra | Instagram @ovelhanegracafes
Root’s Coffee – Root’s Coffee 2020
A marca buscou focar na sustentabilidade em suas embalagens, colocando os grãos em potinhos feitos de pet 100% reciclável. Os galhos e frutos do café, desenhados no rótulo, remetem à rastreabilidade e à compra direta com o produtor.
Design por ID Propaganda | Instagram @rootsacaicafe
Sterna Café – Mulher, a beleza da diversidade
O intuito com a criação foi valorizar a mulher e a arte, transferindo os grafites existentes nas lojas para a impressão nas latas de café. Além disso, a marca buscou utilizar uma embalagem reutilizável e sustentável, que pode ser usada pelos clientes como objeto de decoração.
Design por Luan Ribeiróvisk e Agência Hagens | Instagram @sternacafe
Supernova Coffee Roasters – Kit Supernova Quarentena
O objetivo foi levar a experiência de tomar café na loja para as casas dos clientes. No rótulo, a ideia foi fazer uma releitura da logo, porém com mais leveza tanto nas ilustrações quanto nas cores, sem fugir do padrão da identidade visual da marca.
Design por Paula Heinisch | Instagram @supernovacoffee
Supernova Coffee Roasters – Supernova Instant Coffee
Inspirada no design das carteiras de cigarro, a marca buscou fazer uma reflexão sobre a qualidade dos cafés solúveis brasileiros. O formato possibilitou o transporte e o consumo em qualquer lugar. Os sachês individuais preservam a qualidade e a durabilidade do produto.
Design por Gabê Almeida e Guilherme Match | Instagram @supernovacoffee
The Good Driver Coffee – Drivers Pack
O conceito principal da marca foi lançar uma embalagem que lembrasse uma lata de óleo antiga, tanto em seu formato quanto no layout e nas cores. Os nomes dos cafés buscam fazer menção aos nomes que um “geahead” se identificaria.
Design por Gabriel Wolff e Case Treze Estúdio | Instagram @thegooddrivercoffee
Unique Cafés – Clube do Café
Inspirado nos “Clubes do Whisky”, buscou criar um sistema em parceria com a gráfica para que o cliente dono de cafeteria pudesse personalizar a sua própria embalagem de maneira automática e sistematizada, realizando um clube de fidelização com o cliente final.
Design por Agência Special Vision | Instagram @uniquecafes
E aí, já tem a sua preferida? Clique aqui para votar!
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