Nova illy Art Collection remete esperança para o futuro
A illycaffè apresenta a nova illy Art Collection com o trabalho do austríaco Stefan Sagmeister, designer que usou a tela em branco da icônica xícara de café espresso da illy para expressar um conceito deliberadamente perturbador: “Now = Better”.
Foi em 1992 que a illy Art Collection ganhou vida, numa ideia de Francesco Illy: são xícaras numeradas e assinadas, até hoje, por mais de 100 artistas de renome internacional, grandes mestres como Marina Abramovic, Michelangelo Pistoletto, Louis Bourgeois, Mark Quinn, entre vários outros jovens talentos criativos. Objeto do cotidiano, a xícara desenhada por Matteo Thun torna-se assim uma tela em branco que inspira os protagonistas da arte contemporânea, transformando o gesto de beber um espresso numa experiência que envolve os sentidos e a mente.
O slogan, que neste momento histórico pode parecer deslocado da realidade, é na verdade bem o contrário: a reflexão do artista se torna um forte símbolo e mensagem de esperança renovada para o futuro. O que Sagmeister pretende sugerir é que se reserve algum tempo, mesmo durante uma pausa para o café, para tentar mudar a nossa visão do mundo, olhando para ele de uma perspectiva de longo prazo.
Na nova illy Art Collection, as decorações minimalistas do pires, feitas de minerais preciosos, são espelhadas na superfície de titânio da xícara. Em um jogo de perspectiva, o contorno de um gráfico sobe pela lateral demonstrando curvas de crescimento, dados objetivos de uma melhora progressiva no decorrer de um longo período. Esta intrigante representação da informação associada a uma visão prudente permite que os “melhores dados” – que de outra forma poderíamos ter negligenciado graças às distrações do ruído diário da mídia – se tornem imediatamente evidentes.
Sagmeister lança interessantes reflexões sobre o tempo, insinuando que talvez não o percebamos, mas as condições de vida melhoraram em comparação, por exemplo, com o século passado. A impressão que obtemos das informações urgentes que nos rodeiam nos reflete um mundo fora de controle, sempre à beira do abismo. Mas, se olharmos de uma perspectiva de longo prazo, muitos aspectos que preocupam a humanidade de fato melhoraram: a vida se alongou, as mortes por guerras e desastres naturais diminuíram, a maioria das pessoas agora vive em um regime democrático. Há cerca de 200 anos, 9 em cada 10 pessoas não sabiam ler nem escrever; hoje, a proporção diminuiu para cerca de 1 em 10.
“O projeto illy Art Collection de Stefan Sagmeister nos emocionou desde o início e é exatamente o que se espera de um ‘agitador cultural’ brilhante como ele. Isso nos lembra que devemos continuar a manter uma abordagem positiva em relação à humanidade que, apesar de tudo, continua a progredir mesmo quando as dificuldades surgem como a que estamos experimentando agora. Esta mensagem se nutre de pequenos gestos diários como tomar um café que, com a illy, se torna um momento de inspiração, um estímulo para encontrar a felicidade no dia a dia, um convite a viver cada minuto ao máximo”, explica Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.
A coleção de Stefan Sagmeister está disponível, na Europa, com conjuntos de duas e quatro xícaras de espresso e também de cappuccino. Por enquanto não há previsão de chegada ao mercado brasileiro. Saiba mais aqui.
Deixe seu comentário