São Paulo Coffee Festival “Em Casa” faz sucesso e mobiliza 7 mil pessoas
Por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus), o São Paulo Coffee Festival, que realizaria sua primeira edição no Brasil no último final de semana, precisou ser adiado. Porém, para que a data não passasse em branco e os apaixonados por café pudessem sentir um pouco do clima do evento, os organizadores criaram o São Paulo Coffee Festival “Em Casa”.
A novidade, patrocinada pela Nescafé, aconteceu de maneira 100% digital no Instagram e contou com um público participativo que acompanhou as atrações das 10h às 16h do domingo (28). De maneira dinâmica, a programação foi dividida em seis blocos e trouxe um pouco de conhecimento sobre os principais pilares do evento presencial: café, gastronomia, música e arte.
Apresentado por Mariana Proença, jornalista e diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do Festival junto com a britânica Allegra Group, a edição foi um sucesso: 7.275 pessoas pararam para acompanhar a grade especial e conhecerem um pouco mais sobre o universo cafeinado do São Paulo Coffee Festival!
“Um dos desafios foi transformar um evento presencial, que é muito apoiado pelo sensorial, em um evento digital. Além disso, tínhamos que transmitir aos espectadores o que o São Paulo Coffee Festival aborda, não só o café, mas também a gastronomia, a música e a arte”, explica Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.
Com apoio do e-commerce Café Store, o primeiro bloco teve a participação da barista e empresária Isabela Raposeiras, da cafeteria paulistana Coffee Lab, que preparou ao vivo um coado na hario v60. As dicas dadas por ela sobre como fazer um bom café em casa renderam uma enorme audiência.
O segundo bloco foi nomeado como “Gastronomia + Sustentabilidade”. O barista Taniel Kurtz, deu sugestões de como utilizar o filtro usado e a borra do café no cuidado com as plantas. Depois dele, as amigas e proprietárias da cafeteria Toasty, Patrícia Escobar e Silvia Garcia, ensinaram ao vivo duas receitas de panqueca americana.
No meio da programação, o público foi surpreendido com uma live surpresa: um bate-papo com Lucas Lima! O músico dividiu com as mais de 700 pessoas que o assistiam a história de como nasceu sua paixão pelo café e sua relação com a bebida ultimamente, em casa.
Já o terceiro bloco teve início com o barista e mestre de torra Thiago Sabino, da Sensory Coffee Roasters, que explicou sobre como são feitos os latte arts nas cafeterias utilizando máquina de espresso com vaporizador. Ele também fez alguns testes “em casa”, usando café filtrado e itens como a cremeira para “vaporizar” o leite. A marca A Tal da Castanha, apoiadora do bloco, deu dicas de leites vegetais que podem ser preparados junto ao café.
O quarto bloco teve a participação do chef Tiago Saraiva, da Santiago Padaria Artesanal, que preparou um sanduíche no croissant. Para acompanhar, a jornalista Gisele Coutinho, proprietária do e-commerce Pura Caffeina, fez um café da Nescafé Origens no método pernambucano Koar, marca apoiadora da atração.
Nomeado “Arte + Gastronomia”, o quinto bloco trouxe a artista Kemmy Fukita, que dividiu com o público o processo de criação de seus desenhos nos filtros de café utilizando a bebida como tinta. Além dela, a confeiteira Karla Pereira, também da Santiago Padaria Artesanal, deu a receita e preparou uma broa de fubá. Gisele Coutinho mostrou como fazer o famoso Dalgona Coffee, sucesso na internet recentemente. Para finalizar, o artista César Valença apresentou algumas de suas ilustrações sobre café feitas em copos to go, paredes e coadores.
O sexto e último bloco rendeu um bate-papo sobre café e cafeteria com a empresária Karina Barretto, do Futuro Refeitório, que também apresentou um drinque com cold brew junto com Leticia Souza. Em seguida, o bartender Márcio Silva, premiado no top 10 International Bartender of the Year pelo Spirited Awards, contou a história do café na coquetelaria e preparou ao vivo um Espresso Martini. Em meio a essa programação incrível e diversificada, rolou muita música com o violinista Ernani Teixeira e o grupo Musicafé. Para finalizar, o evento postou alguns curtas cafeinados no IGTV.
“Foi uma honra enorme apresentar esse São Paulo Coffee Festival ‘Em Casa’. A participação do público consumidor e de toda a comunidade do café nos mostraram que acertamos em realizar o evento, mesmo de forma digital. Seguimos firme no propósito de levar o café de qualidade para mais pessoas e mostrar que é possível ampliarmos os números desse segmento”, conta Mariana sobre o desafio de transmitir a energia do evento para as pessoas em casa, mesmo em tempos tão difíceis.
Para Caio, a escolha online proporcionou um gostinho do que será o Festival presencialmente: “Conseguimos mostrar a amplitude de assuntos que o São Paulo Coffee Festival trata, não só o café, mas a gastronomia em torno do café, assim como a cultura, a música, a arte e os filmes. Acredito que para a primeira edição no Brasil, e com esse desafio de fazer digital, a gente conseguiu apresentar um pouco do conceito do evento, preparando e engajando as pessoas para o ano que vem”.
Quem perdeu a programação ou deseja assistir novamente, todos os blocos já estão disponibilizados no IGTV. As receitas dadas ao longo da grade também serão publicadas no Instagram do Festival até o fim desta semana. Façam em casa e marquem o @saopaulocoffeefestival!
O evento presencial já está com data marcada para 2021: de 25 a 27 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera. Não deixem de conferir o site e as redes sociais do Festival para mais informações. Esperamos vocês lá!
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