Você sabe diferenciar as bebidas à base de espresso?
Originado na Itália, a bota do continente europeu, o espresso é um método tradicional, querido pelos baristas e por amantes da bebida. É nele que ficam preservadas da melhor maneira as características do grão, já que é possível a extração dos óleos aromáticos e de outras substâncias com mais precisão do que em qualquer outro modo de preparo.
Para fazer um espresso, o grão deve ser moído na hora e, em seguida, acondicionado em um filtro, através do qual acontece a passagem da água pressurizada. É por isso que, quando o barista começa o ritual do preparo, sobe aquele cheirinho gostoso de frescor que só o café recém-moído libera.
Justamente pela qualidade e agilidade do espresso – um dos significados da palavra é rapidez – começaram a surgir outras bebidas que o tomavam por base. Assim como sua matéria-prima, elas conseguiram se popularizar ao longo dos anos e hoje estão presentes no cardápio de diversas cafeterias. Mas, você sabe qual é qual?
1- Macchiato
Trata-se de um espresso em volume normal, mas com uma mancha de espuma cremosa de leite vaporizado em sua finalização. É ideal que a bebida não contenha muito leite e que predomine apenas sua espuma na parte de cima.
2- Flat white
Diferente das bebidas anteriores, criadas na Itália, diz a lenda que o flat white foi desenvolvido na Austrália, lugar onde é muito famoso e pedido. Sua composição consiste em 1/3 de café espresso e 2/3 de leite vaporizado.
3- Latte
Apesar do nome diferente, seu preparo não tem muito erro. Composto apenas de café e leite quente, diferencia–se das demais receitas por conter uma quantidade menor de café e maior de leite, porém com pouca cremosidade.
4- Cappuccino
Mesmo sendo um clássico, suas técnicas de preparo requerem muita atenção do barista. Em sua composição é necessário equilíbrio entre o café espresso, o leite vaporizado e a cremosidade. A parte mais importante na montagem da bebida é a hora em que se despeja o leite, cuja cremosidade é criada na vaporização.
5- Mocaccino
É uma variação do cappuccino que, além do espresso e do leite cremoso, contém, em sua base, dentro do recipiente, calda de chocolate. Normalmente os baristas utilizam copos transparentes para que as três camadas fiquem visíveis.
Um bom espresso…
Bebida encorpada, com óleos essenciais marcantes, que traz na superfície uma crema espessa, lisa e homogênea, de tonalidade avelã e caramelo, e que não deve apresentar bolhas. A extração do espresso é resultado da temperatura e da alta pressão da água no grupo da máquina de café. Em seu preparo geralmente se usam entre 7 e 10 g de pó de café moído, de acordo com o equipamento usado. O resultado final na xícara é de 30 a 35 ml.
(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso referente aos meses junho, julho e agosto de 2019 – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).
Deixe seu comentário