Mercado •
Pela 1ª vez Região Centro-Oeste fica entre as vencedoras do 28º Prêmio Ernesto Illy
A noite da última quinta-feira (04/04) foi de muita festa e emoção na Casa Petra, em São Paulo, com o 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. O presidente da illycaffè, Andrea Illy, esteve no evento e afirmou todo o seu orgulho desse prêmio.
“Os 40 finalistas já são considerados vencedores e claro um sinal que a ideia do nosso pai, Ernesto Illy, de promover qualidade e sustentabilidade no Brasil ainda é muito viva e evolui ano após ano. O modelo que ele lançou 28 anos atrás trabalhando de mãos dadas com os melhores produtores brasileiros, compartilhando conhecimento e diferença em toda a indústria, segue firme”, contou Andrea.
Produtores enviaram 1200 amostras e segundo Andrea bem difícil de escolher os 40 finalistas. Durante a premiação foram anunciados os melhores de cada região e três deles irão para Nova York e lá será divulgado o campeão do Prêmio Ernesto Illy.
Além disso, o evento, prestou uma homenagem a todas as mulheres que participam da cadeia, Priscylla Shimada de Assis ganhou uma bolsa de estudos seis meses para o curso na Università del Cafè, em Trieste, na Itália.
Os mineiros Elmiro Alves do Nascimento, de Presidente Olegário (Cerrado Mineiro), José Pedro Marques de Araujo, de Manhuaçu (Matas de Minas) e Carlos Alberto Leite Coutinho, de Sobradinho – DF , o primeiro a representar a região Centro-Oeste, foram os grandes vencedores da noite, que receberam seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. No mês de outubro, eles viajarão a Nova York para participar do 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo.
Os produtores Luis Manuel Martins da Silva (Chapada de Minas), Maria Lucia Andrade Taramelli (São Paulo) e Rovilson dos Santos Andrade (Sul de Minas) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente.
Foram apresentados, ainda, os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano. Confira a lista completa.
Prêmio Ernesto Illy – Regional
Centro-Oeste
Campeão: Carlos Alberto Leite Coutinho (Sobradinho-DF)
Vice-campeã: Cristiane Zancanaro Simões (Cristalina-GO)
Cerrado Mineiro
Campeão: Elmiro Alves do Nascimento (Presidente Olegário-MG)
Vice-campeão: Nilton Toshio Yamaguchi (Rio Paranaíba-MG)
Chapada de Minas
Campeão: Luis Manuel Martins da Silva (Angelândia-MG)
Vice-campeão: Mansur e Pimenta Agronegócios (Água Boa-MG)
Matas de Minas
Campeão: José Pedro Marques de Araujo (Manhuaçu-MG)
Vice-campeão: Luiza Araujo Miranda (Araponga-MG)
São Paulo
Campeão: Maria Lucia Andrade Taramelli (São Sebastião da Grama-SP)
Vice-campeão: Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP)
Sul
Campeão: Orlando von der Osten (Cornélio Procópio-PR)
Sul de Minas
Campeão: Rovilson dos Santos Andrade (Botelhos-MG)
Vice-campeão: Katia Cristina Melo Reis (Cabo Verde-MG)
Fornecedor Sustentável do Ano
Gláucio de Castro (Patrocínio – Cerrado Mineiro)
Classificador do Ano
1º lugar nacional – Hugo Passos Swerts Junior (Sul de Minas)
2º lugar nacional – Augusto Cesar Freitas de Souza (São Paulo)
3º lugar nacional – Ronaldo Cypreste (Cerrado Mineiro)
Deixe seu comentário