4ª edição do São Paulo Coffee Festival tem palestras e workshops com especialistas
Entre os dias 27 e 29 de junho de 2025, a Bienal do Ibirapuera recebe a 4ª edição do São Paulo Coffee Festival, evento que reúne apaixonados por café, profissionais do setor e curiosos em busca de novidades do universo cafeeiro. Com ingressos a partir de R$ 35 (meia-entrada), o festival promete uma programação intensa de palestras, workshops e rodas de conversa.
Entre os destaques está o espaço O Laboratório, com temas que exploram tendências e novas experiências no setor. Na sexta-feira, às 15h, o público poderá acompanhar “Rotas do Café de São Paulo: uma conversa sobre um projeto de valorização e turismo”, com representantes das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Econômico do estado. Às 16h, Flávia Pogliani (The Little Coffee Shop) compartilha dicas em “Abrindo sua cafeteria: por onde começar?”. Já às 18h, o debate gira em torno de “A ascensão do solúvel: um novo mercado a ser explorado”, com nomes como Barbara Velo (Nescafé), Juliana Ganan (Tocaya) e Eliana Relvas (Abics). No sábado, vale conferir os bate-papos “Sobre cafés e cogumelos, conheça essa nova onda” (14h), “O que é a nova tendência do mercado ready to drink” (16h) e a palestra “Canéforas de especialidade – um elefante na sala”, sobre a nova roda de sabores dos cafés canéfora desenvolvida por pesquisadores brasileiros e apresentada pelo cientista Lucas Louzada.
No domingo, há temas ainda mais diversos, como a produção de vinhos por cafeicultores apresentada em “Um olho no café, outro no vinho: produções lado a lado”, às 11h, com a cafeicultora Mariana Del Guerra e Matheus Cassimiro, da empresa de mudas Vitácea Brasil, e a importância do cacau brasileiro em “Sustentabilidade e sabor: como o bean to bar valoriza o cacau brasileiro”, às 12h, um bate-papo com os chocolateiros Josiane Luz (Luzz Cacau), Mariana Basaure (Majucau) e Bruno Laseviscius (Associação Bean to Bar Brasil). Confira a programação completa aqui.
O Espaço Senac também movimenta o festival, com encontros que combinam café a outros ingredientes e harmonizações. Entre as atrações estão “Harmonização de café com queijos do Brasil” e “Cerveja, café e cacau: unindo três paixões nacionais”. No domingo, o público poderá conhecer mais sobre “Leites vegetais: explorando sabores e possibilidades” e “Foodpairing: combinando cafés de maneiras inusitadas”, entre outros temas (confira os horários aqui).
Com apoio institucional do governo paulista, o evento também traz as Rotas do Café de São Paulo, projeto turístico lançado em abril e que valoriza regiões produtoras e seus atrativos turísticos, como fazendas, museus e torrefações. O espaço apresentará as cinco rotas de café paulista que reúnem cerca de 60 atrativos turísticos. São elas: Mantiqueira Vulcânica, Circuito das Águas Paulista, Cuesta, Itaqueri e Tietê, Mogiana Paulista e Alta Paulista.
O Sebrae, um dos patrocinadores do festival, participa com uma ativação especial que apresenta cafés de oito regiões — incluindo as paulistas com Indicação Geográfica (IG), como Alta Mogiana, Região de Pinhal, Região de Garça, Vale da Grama e Torrinha, além de origens mineiras.
SPCF 2025
Quando: de 27 a 29 de junho de 2025
Onde: Bienal do Ibirapuera (Parque Ibirapuera, portão 3 — av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo, SP)
Quanto: ingressos a partir de R$ 35 (meia-entrada), à venda no site.
Deixe seu comentário