Café & Preparos

12 coisas sobre café que você quer saber, mas talvez tenha vergonha de perguntar

O café é um alimento muito presente no dia a dia dos brasileiros. Essa parceria vem de longa data, uma vez que a história do Brasil se entrelaça, desde o século XVIII, com a produção de café. Hoje o País é o maior produtor mundial do grão. Apesar da popularidade da bebida, muitas pessoas ainda têm dúvidas a seu respeito, como sobre seu preparo e efeitos. Respondemos a algumas questões e esperamos que aquela sua pergunta esteja entre elas! 

Foto: Daniel Ozana/Studio Oz

Quais são as diferenças entre o café arábica e o canéfora?

As espécies se distinguem da plantação à xícara. Na lavoura, as plantas de arábica são monocaules, com porte médio e folhas em tamanho médio e de coloração verde-escura. Os grãos são achatados e os frutos, ovais. Esse tipo de café é cultivado em altitudes acima de 600 metros, com temperaturas amenas (de 18 a 23 graus). Na xícara, apresenta basicamente uma bebida mais suave, com maior acidez e doçura. Já os pés de canéfora, de forma geral, têm maior porte e crescimento vigoroso, arquitetura arbustiva e ramificada, e são multicaules. As folhas são grandes e verde-claras e os frutos, arredondados, com grãos ovalados. A plantação ocorre em altitudes de até 800 metros e em maiores temperaturas (de 23 a 26 graus). Sua bebida é mais encorpada, licorosa, com amargor que remete a chocolate meio amargo.

O que é blooming?

São as bolhinhas que aparecem na superfície do pó de café quando é jogada a água na hora do preparo. Essas bolhas consistem na liberação de dióxido de carbono (CO2), resultado das reações físico-químicas sofridas pelo café no processo de torra. Com as altas temperaturas, o grão se expande e os gases são liberados e, junto com eles, os aromas! Por isso, quanto mais fresco o café estiver (de preferência moído na hora), mais chance de o blooming acontecer.

Quando são comemorados o dia nacional e o internacional do café?

O Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, data incluída no calendário de eventos do Brasil pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) que marca o início dos trabalhos de colheita no País. Já o Dia Internacional do Café é celebrado em 1º de outubro, data escolhida por todos os estados membros da Organização Internacional do Café (OIC).

O Brasil tem quantas regiões produtoras de café?

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o Brasil tem atualmente 33 regiões produtoras de café.

Crianças podem tomar café?

Podem, sim! Tomar o café puro ou com leite aumenta o valor nutritivo da refeição infantil, além de ajudar no combate à depressão, doença que também pode ser observada em crianças. No caso de gestantes saudáveis, o consumo moderado da bebida não traz risco nem à mãe nem ao feto.

Posso adoçar o café?

O café especial costuma apresentar, de forma bem evidente, as notas adquiridas durante o processo de produção do grão, que são destacadas na torra. Isso inclui a própria doçura do fruto. O açúcar acaba mascarando essas características únicas da bebida. Porém, cada um é livre para tomar sua xícara da forma como achar melhor. Então, está valendo!

Quais são os tipos de café solúvel?

Existem três tipos de solúvel: o liofilizado (ou freeze dried) é resultado da desidratação do extrato do café, quando a água é eliminada por meio de congelamento e de sublimação (passagem direto do estado sólido para o gasoso); o spray dried, em que o extrato do café é desidratado e pulverizado e, em contato com o ar quente, a água se evapora; e o aglomerado, o mais tradicional, que consiste na junção do café spray dried a extrato de café e vapor, cujo resultado é a união das partículas e a granulometria desejada.

Café vicia?

Pode tomar sem peso na consciência porque não vicia. Além disso, é um hábito saudável! O café pode estimular o córtex cerebral e aumentar a atenção e a memória.

Qual proporção de água e café eu uso no preparo?

A conta para descobrir a quantidade a usar é fácil. Imagine uma régua que vai do 10 ao 16, em que 10 é um café mais intenso e 16 uma bebida mais diluída. Se você tem a quantidade e o pó e quer saber quanto de água usar, deve multiplicar o peso do café pelo número desejado da régua, de acordo com a sua preferência. Exemplo: 15 g x 14 (para um café equilibrado) = 210 ml de água. Já se você tem a água e quer saber quanto de café precisa usar no preparo, basta fazer uma continha de divisão: 210 ml / 14 = 15 g.

O que é pré-infusão?

Consiste no primeiro contato do pó com a água. Para que o café seja extraído de forma uniforme, algumas pessoas molham a superfície do pó e esperam aproximadamente 30 segundos para jogar de forma contínua o resto da água. 

Posso lavar o filtro com água filtrada fria ou só quente?

O ato de jogar uma pequena quantidade de água no filtro antes de preparar o café tira os resíduos que podem ser transferidos para a bebida, como o próprio gosto do papel. É ideal, portanto, que ele seja escaldado, isto é, que o processo seja realizado com água quente, uma vez que isso também serve para aquecer o método de preparo; também é importante escaldar o recipiente que vai receber a bebida depois de extraída. Assim o seu café ficará quentinho por mais tempo! 

Café colore os dentes?

Isso é mito! Durante o consumo da bebida, o café fica em contato com os dentes por um tempo muito curto, por isso é mínima a possibilidade de coloração.

As informações sobre os efeitos do café na saúde foram tiradas do livro 101 Razões para Tomar Café, escrito por Darcy Roberto Lima, que era phD em Medicina pela Universidade de Londres.

TEXTO Gabriela Kaneto

Deixe seu comentário