Receitas

Pavê de chocolate com café e cristais de pimenta-de-cheiro

Ingredientes
Mousse:
– 400 g de chocolate meio amargo
– 5 ovos
– 1/2 lata de creme de leite sem soro
– 5 colheres (sopa) de açúcar
– 100 g de biscoito sembei (biscoito típico japonês)

Cristais de pimenta-de-cheiro:
– 150 g de açúcar
– 7 l de água
– 10 pimentas-bode
– Pó de café especial

Preparo
Mousse:
Coloque o chocolate em uma tigela e derreta em banho-maria. Retire-o do fogo, adicione o creme de leite e mexa bem. Reserve. Separe as claras das gemas. Bata na batedeira a metade do açúcar com as gemas até a mistura branquear e junte à massa do chocolate. Depois, bata na batedeira a outra metade do açúcar com as claras até ficar em neve. Transfira para a tigela da mousse delicadamente e deixe na geladeira por 4 horas.

Cristais:
Corte as pimentas ao meio e retire as sementes. Leve ao fogo a água e o açúcar até atingir o ponto de fio leve. Desligue o fogo e acrescente as pimentas. Deixe amornar e escorra a mistura em uma peneira. Depois de bem escorridas, esparrame as pimentas numa assadeira e leve para secar em sol forte ou em forno (60ºC) por aproximadamente 1 hora.

Montagem do pavê:
Quebre os biscoitos em uma vasilha. Coloque em tigelinhas individuais, 1 colher (sopa) de mousse, uma camadinha de biscoito picado e mais 1 colher (sopa) de mousse. Leve à geladeira. Na hora de servir, salpique o pó de café especial e finalize com os cristais de pimenta-de-cheiro.

Rende 6 porções

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui).

FOTO Daniel Ozana/Estúdio Oz • RECEITA Mara Salles

Deixe seu comentário