Coluna Café por Convidado Especial

Do campo à xícara, profissionais convidados refletem sobre o setor

Rause Café na Estrada: Fazenda Cachoeira – Santo Antonio do Amparo (MG)

Imagina uma fazenda com uma visão tão atual de produção que escolheu focar em lavouras de café orgânico ser também uma fazenda tão antiga que ainda tem resquícios e lembranças do período do Brasil colônia.

Essa é a Fazenda Cachoeira, em Santo Antonio do Amparo (MG). Quem nos recebeu desta vez foram três guardiões mais festivos que perigosos (o Jake, a Íris e a Bela). Chegamos a noite e os quartos, do que até três meses atrás era um hotel fazenda, já estavam arrumados e a janta nos aguardava no fogão. É incrível como o povo mineiro consegue ser receptivo mesmo sem estar lá pra te receber pessoalmente. Depois de algumas horas de descanso para o corpo, nos encontramos com o Roger e uma mesa posta com delícias mais que deliciosas preparadas pela Márcia.

Passamos o dia passeando pela Fazenda Cachoeira com o Roger, que além de se dedicar apaixonadamente pelo cultivo e preparo de cafés especiais, também é músico. Então o Roger, baterista e produtor, montou um pequeno, mas muito funcional, home studio na fazenda. E é de lá que ele faz suas trilhas sonoras, mas sempre acompanhado de um bom café.

A Fazenda tem algumas parcerias de pesquisa. Uma adaptação de uma espécie africana, experiência com fermentação, entre outras.

Era chegada a hora de mostrar para os trabalhadores da Cachoeira como era esse tal café espresso especial. Muita estranheza no começo, mas acredito que todos gostaram da experiência. Não tanto quanto eu, ao poder mostrar o resultado final de tanto trabalho deles embaixo do sol. O café que servimos era um acaiá Cerrado, natural, de coleta seletiva (quando os cafés são colhidos fruto por fruto).

Não poderíamos deixar de conhecer o motivo de a fazenda ter o nome que tem. O clima não estava quente, então foi preciso muuuuita coragem pra chegar perto da queda d’água. Mas, mesmo assim, foi uma bela recarregada nas energias!

Aproveitamos a hospitalidade e o cenário bucólico por mais uma noite e claro, só partimos depois do café da manhã.

Infelizmente, não pudemos conhecer a Miriam, também proprietária da fazenda e esposa do Roger. Ela tem um trabalho junto ao IWCA-Brasil (International Women Coffee Association, capítulo Brasil). Teria sido bom conversar um pouco com ela a respeito. Ficou pra próxima.

Saímos de lá já com saudades e um enorme sentimento de gratidão.

Obrigado a todos da Fazenda Cachoeira por nos receber tão bem e pelo trabalho que vêm fazendo pela melhoria na qualidade do café no Brasil.

Ficou curioso? Venha provar esse e os outros cafés do Rause Café na Estrada na Semana Internacional do Café que acontecerá em BH entre os dias 24 e 26 de setembro. Acompanhe também nossa viagem por terras mineiras pelo Facebook ou no Instagram @rausecafenaestrada.

Um abraço e até a próxima parada!

*Juca Esmanhoto é proprietário do Rause Café + Vinho, em Curitiba (PR), ao lado de sua sócia Hida Lambros, e criador do projeto Rause Café na Estrada. Conheça mais sobre o trabalho, clicando aqui.

FOTO Rause Café na Estrada/Divulgação

Deixe seu comentário