Cafeteria & Afins

Kalena Café – Manaus (AM)

A cena de cafeterias de Manaus ganhou força no final de 2006 com a inauguração do Kalena Café, espaço dedicado aos diversos preparos da bebida nos moldes das cafeterias como São Paulo e Nova York. O proprietário Aldo Bitencourt Chã Neto, um publicitário que realizou o sonho de ter a própria cafeteria, queria um lugar com o clima contemporâneo e cosmopolita, para que os manauaras passassem tanto tempo quanto quisessem degustando bebidas e quitutes, trabalhando no wi-fi, conversando, ou só vendo a vida passar.

No Kalena, os grãos são todos fornecidos pela Um Coffee Co., parceria exclusiva na região. O catuaí 86 do Espírito Santo é o que dá corpo aos espressos em uma La Cimbali; nos outros preparos, há grãos mundo novo e bourbon amarelo de Minas Gerais e Paraíso do Espírito Santo. É possível escolher entre chemex, hario v60, kalita, aeropress, sifão, prensa francesa e clever. Se a pessoa estiver com vontade de provar outra bebida, há na casa um chocolate quente e um leite com especiarias cujas receitas são exclusivas.

Os quitutes são preparados por fornecedores de longa data da família de Aldo ou por ele mesmo, como  o pão de queijo com queijo Canastra, que é referência na cidade. A torta de maçã, receita da avó, e os cookies também fazem sucesso. Há opções de sanduíches rápidos, croissants, brioches, além de doces e salgados portugueses, como o pastel de nata.

É da família também que vem a inspiração do nome do lugar. Kalena é a designação em romano da cidade de origem do avô de Aldo, na Itália. Hoje o local se chama Casacalenda, mas a história do município soma mais de 2 mil anos.

(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café. Receba em casa. Para saber como assinar, clique aqui)

Informações sobre a Cafeteria

Endereço Rua Fortaleza, 201 Bloco 2, sl. 4
Bairro Centro Comercial Adrianópolis
Cidade Manaus
Estado Amazonas
País Brasil
Website http://www.kalenacafe.com.br
Telefone (92) 99169-8089
Horário de Atendimento De segunda a sábado, das 14h às 21h
TEXTO Cíntia Marcucci • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário