Café & Preparos

12 cafeterias para visitar em Brasília!

Está passando pela capital do País? Fique de olho nessa dica! Fomos até a cidade de Brasília (DF) e criamos um roteiro de 12 cafeterias com visuais, temáticas, comidinhas e cafés diferentes. Pensando em vocês, colocamos todas em ordem de proximidade para facilitar o tour! Aproveite e bons cafés!

Objeto Encontrado

Amante das artes e dos cafés, a Objeto Encontrado possui um espírito de luta e resistência. As paredes são decoradas com desenhos, frases e lambe-lambes com temáticas sociais, o que pode ser um atrativo para pessoas de todas as idades, classes e gêneros.

Para curtir o ambiente, a casa serve cafés cultivados na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo e no Espírito Santo, torrados pela Tocaya Torradores de Café, Trentino Cafés Especiais e AHA! Cafés. Você pode experimentá-los na hario v60, kalita wave e cold brew. Para acompanhar, há opções como bolos, sanduíches e cheesecake.

Opinião da Revista Espresso: Lugar bem agradável para sentar e bater um papo com os amigos. O café é muito bem extraído! Nós tomamos um filtrado para duas pessoas.

Serviço
Objeto Encontrado
Onde: CLN 102 – Bloco B – Loja 56
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 23h
Mais informações: www.objetoencontrado.com.br

Los Baristas

Moderninha e aconchegante, a Los Baristas é bem conhecida e frequentada na cidade, já que possui um bom espaço para tomar um café, comer algo ou simplesmente bater um papo entre amigos.

A casa trabalha com grãos do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Serra do Caparaó e Chapada Diamantina, que podem ser pedidos na french press, clever, aeropress, hario v60, chemex, sifão e espresso. Dentre as opções para comer estão disponíveis sanduíches, bolos, tortas e brownies.

Opinião da Revista Espresso: Sentamos no balcão onde é possível sentir o pulsar da cafeteria. Pedimos o café da Serra do Caparaó na chemex. O ambiente é convidativo para passar à tarde.

Serviço
Los Baristas
Onde: CLN 404
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 20h; sábado, das 10h às 19h
Mais informações: www.losbaristas.com

Quanto Café

Novidade em Brasília, o Quanto Café foi inaugurado em junho deste ano, na Asa Norte. Os pés de caliandra e de rosas plantados ao redor do deque de madeira deixa o ambiente charmoso e receptivo aos frequentadores.

O café servido vem da região do Caparaó e pode ser degustado no espresso ou na hario v60, além dos derivados como macchiato e cappuccino. Para acompanhar, algumas das opções são bolos, biscoitos e cucas.

Opinião da Revista Espresso: O estabelecimento acertou no ponto. As mesas em um deque viradas para a quadra dá um ar de casa arborizada. O bolo e o café harmonizam muito bem.

Serviço
Quanto Café
Onde: CLN 103 – Bloco A – Loja 52
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 21h; sábado, das 9h às 21h
Mais informações: www.quantocafe.com.br

Casa Quilha

Funcionando também como uma loja colaborativa e espaço de produção do USO Atelier, a Casa Quilha possui ambiente bem decorado e fresco, parte externa com cadeiras e mesas entre árvores.

O café atual é produzido na região de Batatais, em São Paulo, e é torrado pela parceira AHA! Cafés. A Casa Quilha trabalha com o espresso como método fixo e um coado a cada mês (nesse momento é a hario v60). Para comer, há opções como sanduíches, dadinhos de tapioca, bolos e cookie de três chocolates, o mais vendido.

Opinião da Revista Espresso: Mais afastada em uma área de oficinas, o ambiente é uma graça, com um jardim de fundo. É um misto de cafeteria e lojas com utensílios de designers da cidade. As louças de cerâmica são uma atração à parte.

Serviço
Casa Quilha
Onde: SCLRN 716 – Bloco F – Loja 47
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 20h; sábado, das 9h às 12h30
Mais informações: www.facebook.com/casaquilha

Belini Café – The Coffee Experience

A varanda da casa é um espaço bem aconchegante que dispõe de mesas e bancos de madeira, combinando com os desenhos nas paredes e as diversas plantas espalhadas. A área interna é mais tradicional e muito bem arrumada, com produtos expostos nas prateleiras, poltronas e o charme da casa: o torrador Atilla logo na entrada.

Para aproveitar o ambiente, a cafeteria trabalha com diversas comidinhas salgadas e doces, como toasts, pão na chapa, sanduíches, cheesecake, waffle e panqueca de doce de leite. Você pode escolher o café entre os grãos das regiões do Sul de Minas, Serra da Canastra, Mogiana Mineira e Serra do Caparaó, feitos nos métodos hario v60, chemex, kalita, prensa francesa, aeropress, clever e o tradicional espresso.

Opinião da Revista Espresso: O café da Fazenda Santa Terezinha é uma experiência única que preenche o coração. Tomamos na clever para sentir mais o que este grão tem a oferecer.

Serviço
Belini Café – The Coffee Experience
Onde: CLS 114 – Loja 7
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 23h; domingos e feriados, das 8h às 22h
Mais informações: www.facebook.com/belinicafe

Ernesto Cafés Especiais

Com ambiente simples e bem montado, o Ernesto Cafés Especiais traz mesas e estantes com livros para quem quer tomar um café e passar o tempo. Os espaços internos e externos o tornam uma boa opção para todos os tipos de clima.

O café é feito com grãos das regiões do Cerrado Mineiro (MG) e da Serra do Salitre (MG), torrados pela curitibana Moka Clube e a paulista Wolff Café. É possível pedi-los nos métodos espresso, aeropress, hario v60, prensa francesa e chemex. Para acompanhar, há diversos pães e croissants feitos na própria cozinha da casa.

Opinião da Revista Espresso: Bem falada na cidade, a pamonha da casa vem com queijo e é servida na palha, para combinar, o café extraído na aeropress. Quer levar uma lembrança do lugar? Indicamos os pães de fermentação natural.

Serviço
Ernesto Cafés Especiais
Onde: CLS 115 – Bloco C, Loja 14
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 7h às 22h
Mais informações: www.facebook.com/ErnestoCafesEspeciais

Dylan Café & Bakery

Café e padaria artesanal, a casa busca oferecer pães produzidos e fermentados de forma orgânica e natural (sourdough). O ambiente é descontraído e bem decorado, com prateleiras feitas de caixa de madeira, paredes de lousa desenhada e livros para uma boa leitura.

Os grãos usados são da Fazenda Pessegueiro, localizada em Mococa (SP), e podem ser degustados no método espresso. Aos poucos a cafeteria está introduzindo coados e aeropress. Além dos pães, a Dylan serve muffins, bolos, brownies, sanduíches e waffles.

Opinião da Revista Espresso: O forte da casa é o pão artesanal com geleia. Servem somente espresso e suas variações com leite.

Serviço
Dylan Café & Bakery
Onde: SCLS 315 – Bloco A, Loja 15
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, das 9h às 22h; domingo, das 8h às 14h
Mais informações: www.dylancafe.com

Clandestino Café e Música

Todo moderninho, o Clandestino Café e Música possui um espaço charmoso e descolado para os amantes de café em Brasília. Lugar de união dos profissionais do setor, a casa também é um polo de formação de baristas.

No local é servido espresso, hario v60, aeropress, kalita e cold brew, feitos com grãos que variam conforme a temporada. Quer pedir algo para acompanhar? O cardápio dispõe de biscoitos de tapioca, bolos, baurus, sanduíches, entre outras comidinhas.

Opinião da Revista Espresso: A casa serve variados métodos de preparo e diversas opções de grãos. A dica é a torrada com guacamole.

Serviço
Clandestino Café e Música
Onde: CLN 413 – Bloco D
Horário de funcionamento: segunda a sábado (exceto as terças-feiras), das 9h às 21h; domingo, das 9h às 15h
Mais informações: www.facebook.com/clandestinocafeemusica

Salve Café Maravilha

Recém-aberto na cidade de Brasília, o Salve Café Maravilha traz um espaço moderno, minimalista e aconchegante, com músicas e muitas plantinhas que decoram o local. As paredes de azulejo branco dão um ar delicado ao ambiente.

Os grãos da casa são torrados na própria região e estão disponíveis em métodos como hario v60, aeropress e espresso. Além do café, a cafeteria também trabalha com chás selecionados. Bolos, cheesecakes, torradas e pudins são algumas das opções do cardápio, que também dispõe de doces vegetarianos e veganos.

Opinião da Revista Espresso: Espaço é convidativo para bate-papo com amigos no fim de tarde ou mesmo para levar o computador e trabalhar. Funciona com sistema pague no caixa.

Serviço
Salve Café Maravilha
Onde: CLN 116 – Bloco B – Loja 46
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h30; sábado, das 10h às 17h30; domingo, das 10h às 14h30
Mais informações: www.facebook.com/salvecafemaravilha

Adorável Café

Localizado em Águas Claras, em um centro comercial fora da cidade, a casa foi inaugurada neste ano, sendo mais um opção para tomar cafés especiais na região. O espaço é pequeno, mas as mesas dispostas e as paredes decoradas tornam o local aconchegante para passar o tempo.

Para os amantes da bebida, os grãos são das regiões do Cerrado Mineiro, Divinolândia (SP) e Piatã (BA), torrados pela AHA! Cafés e Los Baristas e feitos nos métodos espresso, hario v60, aeropress, chemex e prensa francesa. Para comer, algumas das opções são waffle salgado com requeijão, pão de queijo, bolo de limão e sanduíche de pernil.

Opinião da Revista Espresso: O brigadeiro é divino e os métodos de preparo são bem executados.

Serviço
Adorável Café
Onde: Rua 25 Sul – Lote 30 – Loja 4B
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 9h às 18h
Mais informações: www.facebook.com/adoravelcafe

Acervo Café

O ambiente da cafeteria é bem diferente das demais, tanto na decoração quanto no espaço em si, uma vez que ela parece ser uma sala de casa. Os enfeites na parede, as luminárias e os pequenos detalhes fazem da Acervo Café um lugar único e interessante de se conhecer.

Você pode aproveitar o espaço tomando cafés feitos nos métodos kalita wave, hario v60, aeropress, clever, prensa francesa, aram e woodskull. Os grãos utilizados são rotativos, sendo de regiões brasileiras e de países estrangeiros, como Quênia, Etiópia e Guatemala. Caso queira comer algo, algumas das opções são bolos, cookies, croissants, brownies e tortas.

Opinião da Revista Espresso: Pensado para atender amigos, você se sente literalmente em casa. Com utensílios modernos e precisão no preparo, já conquistou a clientela.

Serviço
Acervo Café
Onde: QE 40 – Conjunto H, Lote 18
Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 16h às 23h; sábado, das 15h às 23h; domingo, das 14h às 22h
Mais informações: www.facebook.com/acervocafesespecias

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Mariana Proença

Deixe seu comentário